Doenças do pênis
Alguns problemas, além da fimose, podem acometer o pênis. Entre eles estão pênis duplo (difalia), micropênis e afalia. Felizmente, estes não são tão comuns, no entanto, outros, como pênis embutido e pênis curvo, já são mais frequentes.
O pênis embutido é, na maioria das vezes, decorrente de anormalidade na implantação da pele e gordura peniana, dando a falsa impressão de que o pênis é pequeno. Outras vezes, decorre do excesso de gordura no monte de Vênus (região logo acima do pênis), estando muito associado à obesidade. O tratamento do pênis embutido é cirúrgico, realizando-se plástica peniana. Para melhor resultado, nos pacientes com excesso de peso, é importante seguir reeducação alimentar.
O pênis curvo pode ocorrer isoladamente. O órgão pode ficar encurvado em qualquer direção e, a depender do grau de encurvamento, acarretar problemas para urinar em pé ou manutenção de relação sexual. A correção do pênis curvo também é cirúrgica, com manobras de plicatura sobre o corpo cavernoso e/ou rotação de pele.
Tanto para o pênis embutido quanto para o pênis curvo, o aspecto final desejado é o de uma cirurgia de fimose.
Sobre qual diagnóstico você busca mais informações?
- Bexiga neurogênica
- Complexo Extrofia-Epispádia
- Criptorquidia
- Doenças do pênis
- Enurese
- Escroto agudo
- Estenose da junção ureteropélvica (JUP)
- Fimose
- Hérnia inguinal
- Hérnia umbilical
- Hidronefrose
- Hiperplasia Adrenal Congênita
- Hipospádia
- Megaureter obstrutivo primário (estenose de junção ureterovesical – JUV)
- Refluxo vesicoureteral (RVU)
- Síndrome de Prune Belly
- Transtornos da diferenciação sexual
- Ureterocele
- Válvula de uretra posterior
- Varicocele