Bexiga neurogênica
O quadro de bexiga neurogênica, geralmente, está associado a defeitos da formação da coluna espinhal, como mielomeningocele, existindo, ainda, outras causas. Como há um defeito na formação dos nervos, a bexiga pode ter comportamento variado, podendo ocasionar problemas para os rins. É importante a criança ser acompanhada por um cirurgião pediátrico ou urologista pediátrico sempre.
Essa assistência médica é necessária desde o nascimento, período em que o bebê já pode apresentar os primeiros sinais de comprometimento urológico. Casos de crianças diagnosticadas com bexiga neurogênica anos depois do parto são detectados, principalmente, devido à incontinência urinária e infecção urinária de repetição.
O tratamento da bexiga neurogênica é variado e tem como objetivos principais a proteção do trato urinário superior (rins) e melhor inclusão social. Podem ser empregados, na terapêutica da doença:
- cateterismo intermitente limpo (sondagens para esvaziar a bexiga);
- medicamentos;
- fisioterapia;
- procedimentos cirúrgicos.
Diversos procedimentos podem ser feitos, desde vesicotomia (deixar a bexiga aberta no abdome), a confecção de conduto para cateterismo, geralmente entre a cicatriz umbilical e a bexiga (Mitrofanoff), confecção de conduto para lavagem intestinal anterógrada (Malone), elevação do colo vesical para dificultar perdas urinárias (Sling), até ampliação vesical (aumento de tamanho da bexiga).
Sobre qual diagnóstico você busca mais informações?
- Bexiga neurogênica
- Complexo Extrofia-Epispádia
- Criptorquidia
- Doenças do pênis
- Enurese
- Escroto agudo
- Estenose da junção ureteropélvica (JUP)
- Fimose
- Hérnia inguinal
- Hérnia umbilical
- Hidronefrose
- Hiperplasia Adrenal Congênita
- Hipospádia
- Megaureter obstrutivo primário (estenose de junção ureterovesical – JUV)
- Refluxo vesicoureteral (RVU)
- Síndrome de Prune Belly
- Transtornos da diferenciação sexual
- Ureterocele
- Válvula de uretra posterior
- Varicocele