Escroto agudo
O escroto agudo é uma condição clínica que se instala em curto período de tempo e compromete o escroto e/ou estruturas de seu interior por meio de manifestações locais como dor, edema, aumento de volume, hiperemia (vermelhidão) e elevação da temperatura, que podem ser acompanhadas de febre, náuseas e vômitos.
Suas principais causas são torção do funículo espermático (torção do testículo), torção de apêndices testiculares (hidátide de Morgani) e inflamações/infecções do testículo e ou epidídimo.
A causa mais comum e mais grave é a torção do testículo, cujo tratamento, a depender do tempo de evolução, pode ser distorção testicular com fixação de ambos os testículos no escroto para evitar nova torção ou orquiectomia (retirada do testículo) do lado torcido e fixação do testículo contralateral.
A torção de apêndices testiculares e inflamações/infecções podem ser tratadas clinicamente com medicações e a operação para retirada do apêndice torcido ou descompressão, com drenagem de áreas infeccionadas, reservada para casos sem melhora com tratamento clínico.
A ultrassonografia com Doppler é um exame complementar de grande valor para o diagnóstico da causa do escroto agudo, porém, não pode postergar uma operação, pois o diagnóstico de escroto agudo é considerado uma emergência e tempo pode representar a perda de um testículo!
Torção testicular
Aspecto de um escroto agudo à esquerda
Sobre qual diagnóstico você busca mais informações?
- Bexiga neurogênica
- Complexo Extrofia-Epispádia
- Criptorquidia
- Doenças do pênis
- Enurese
- Escroto agudo
- Estenose da junção ureteropélvica (JUP)
- Fimose
- Hérnia inguinal
- Hérnia umbilical
- Hidronefrose
- Hiperplasia Adrenal Congênita
- Hipospádia
- Megaureter obstrutivo primário (estenose de junção ureterovesical – JUV)
- Refluxo vesicoureteral (RVU)
- Síndrome de Prune Belly
- Transtornos da diferenciação sexual
- Ureterocele
- Válvula de uretra posterior
- Varicocele